Professor da Coppe vai proferir Conferência Coulomb em Paris

Prof. Marcio Almeida

O professor Marcio de Souza Soares de Almeida, do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ, vai proferir a Conferência Coulomb durante a Assembleia Geral do Comitê Francês de Mecânica dos Solos e Geotecnia (CFMS). O nome de Marcio Almeida foi anunciado recentemente pelo CFMS. O professor apresentará o tema “Melhoria de solos compreensíveis: estudos em verdadeira grandeza, modelagens numérica e física” no evento que está marcado para o dia 15 de junho de 2015, na sede do Comitê, em Paris.

O convite feito pelo Comité Français de Mécanique des Sols et de Géotechnique é um reconhecimento às contribuições do professor Marcio Almeida, especialista brasileiro da área de engenharia geotécnica. Algumas dessas contribuições estão contidas no livro “Design And Performance of Embankments on Very Soft Soils”, lançado em 2013 pela CRC Press, do grupo editorial londrino Taylor & Francis. A obra tem coautoria da professora Maria Esther Soares Marques, do Instituto Militar de Engenharia (IME), e é uma versão revista e ampliada de “Aterro sobre solos moles – Projeto e desempenho”, lançado pelos professores em 2010 e que está agora em sua segunda edição.

“A conferência será em parte baseada no livro lançado em inglês e contará também com estudos recentes sobre aterros estruturados, aterros sobre colunas de brita tradicionais e sobre colunas encamisadas, que são resultado de teses de doutorado orientadas na Coppe”, adianta o professor, que é membro de diversas associações de engenharia geotécnica internacionais.

Promovida pelo Comitê Francês de Mecânica dos Solos e Geotecnia, a Conferência Coulomb é uma homenagem a Charles Auguste Coulomb (1736-1806), um dos precursores dos estudos de mecânica dos solos. A proposta do Comitê é convidar um cientista do meio acadêmico ou profissional, cujos trabalhos tenham resultado em contribuições significativas à geotecnia. A CFMS convida um especialista francês e um estrangeiro para proferirem a conferência em anos alternados. No próximo ano a honraria caberá ao professor Marcio Almeida.

Professor da Coppe há 37 anos, Marcio Almeida é graduado em Engenharia Civil pela UFRJ (1974) e concluiu mestrado na Coppe/UFRJ em 1977, ano em que ingressou nos quadros da instituição. É doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Cambridge (1984). Desde 1994 é professor titular da Coppe/UFRJ, onde já orientou mais de 70 dissertações e mestrado e teses de doutorado. Conquistou dois prêmios da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS): José Machado (1992) e Terzaghi (1998). É Pesquisador IA do CNPq. Foi coordenador do Programa de Engenharia Civil e da Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental da Coppe. Coordena, desde 1998, o MBA “Pós-Graduação em Meio Ambiente” da Coppe.Fonte: Planeta COPPE