Palestra Gratuita || um futuro incerto: os impactos das mudanças climáticas globais

Andréa Santos, Secretária-Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas nos apresentará os impactos das mudanças climáticas globais

Evidências científicas, apresentadas no Quinto Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas não deixam dúvidas de que o planeta está aquecendo e a ação humana é um dos fatores mais relevantes nesse processo.

O Acordo de Paris, acordo global que tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável, busca garantir que o aumento da temperatura média global fique abaixo de 2°C, de preferência limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Contudo, as evidências científicas sinalizam que os esforços apresentados pelos países que ratificaram o Acordo são insuficientes para conter o aquecimento global de forma a se evitar a ocorrência de eventos extremos mais severos e com uma maior frequência, como o aumento da temperatura, secas, ondas de calor, chuvas intensas, tempestades, enchentes, deslizamentos, aumento do nível do mar, com riscos para os ecossistemas e a vida humana.

Para contextualizar a dimensão do problema a palestra inicia com uma apresentação das evidências científicas do aquecimento global; Conceitos de adaptação, vulnerabilidade, impactos são destacados para que possam orientar a elaboração de alternativas para enfrentar as dificuldades decorrentes da elevação da temperatura do Planeta.

Dada a importância das cidades no contexto das mudanças climáticas, é feita uma avaliação sobre as vulnerabilidades das cidades frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e às oportunidades para atuar em mitigação e adaptação. Para encerra, têm-se as considerações finais, que sintetizam a palestra.

D.Sc. Andréa Santos
Currículo do Palestrante

Doutorado pela COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2014); Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – UnB (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA). Atuou como consultora na área de mudança do clima e sustentabilidade em empresas de consultoria internacionais e foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-Brasil) para o desenvolvimento de atividades gerenciais e de consultoria técnica ao projeto Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atua como consultora sênior na área de meio ambiente, sustentabilidade, políticas sobre mudança do clima (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência). Autora do livro “Um futuro incerto: mudanças climáticas e a vida no Planeta”, publicado pela editora Garamound e de artigos e relatórios técnicos de referência, como o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e a Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Atualmente é Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e Gerente do Escritório de Projetos do Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Data: 17 de março de 2017 (6ª feira)
Horário: 18:30 – 20:30
Local: Rua da Candelária, 9 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Tema: Um futuro incerto: os impactos das mudanças climáticas globais
Palestrante: D.Sc. Andréa Santos
Inscrições: (21) 2233-7580

 

O Processo Seletivo da 39ª turma de Especialistas Ambientais da Coppe | UFRJ já está aberto. Para saber mais informações sobre o curso ou sobre como submeter sua candidatura, visite as páginas a seguir:

Mais Informações    Contato | (21) 2233-7580